top of page
Recent Posts
Follow Us
  • Instagram - Black Circle
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon

E não é que eu tinha razão sobre "House of Cards Brasil"?!



Há pouco mais de um ano, escrevi um texto que fazia uma analogia entre House of Cards e o então atual momento político brasileiro. Fui massacrado por falar de um assunto do qual não entendo, acusado de 'desonestidade intelectual' e tudo mais. Isso pra ficar só no que foi escrito. Tudo isso porque dizia que ambos enredos se tratavam de ficção.


Entre outras coisas, insinuei que havia algum tipo de complô ou conspiração para tirar o PT do poder e manobrar o jogo a favor do PMDB. Aqui um trecho do texto:


"É tudo uma grande e mesma história de intriga e armações. O mesmo jogo do poder. Fazendo mais uma pequena intertextualidade, é a mesma “Guerra dos Tronos”.


Nem no Brasil, nem nos Estados Unidos real ou fictício, ninguém está nem aí para os interesses do povo (e quando está, é tirado logo de cena). O único interesse é o poder. E pra consegui-lo é preciso concessões. Conexões."


Mesmo falando de um assunto sério, meu texto, como é do meu estilo, era permeado de ironia. Além disso, e mais importante, não era baseado em fontes ou estudos (e aí talvez tenha estado meu erro), mas apenas em minha observação e leitura de mundo. Acredito até que já tivesse lido algo a respeito em algum lugar. Mas no fim das contas era só a minha opinião de leigo e repleta de achismos, talvez até teoria de conspiração.


O que se seguiu ao texto foi mais ou menos o que acontece nas redes sociais quando alguma opinião polêmica é postada, especialmente quando se trata de política e religião: uma série de réplicas cheias de razões dos especialistas que se incomodam ao serem contrariados. Felizmente, diferentemente das mídias sociais, não fui xingado e até bem pouco diminuído. Aqui vão alguns dos prints com as 'melhores' repostas:


Se você observar nos screenshots, verá que eu afirmo que há um jogo político para que haja alternação no poder. Só que eu não sabia afirmar quem, de fato, estava conduzindo essa alternação. Alguém nos comentários diz que eu sugiro ser o PMDB, quando na verdade, pra mim, o PMDB também estava sendo usado. Era apenas o grupo que estava mais forte naquele momento, ou pelo menos em uma crescente. Tipo uns Lannisters. No fundo, eles também sofriam com manipulação e traição além de divergências de interesses. Eu não via isso com essa clareza ainda, e mesmo que visse e soubesse explicar, ninguém ia querer entender ou dar crédito a um leigo.


O que nem eu, nem a maioria das pessoas sabia ainda naquela época, era que havia, sim, 'alguém' por trás desse jogo do poder. Muitos esquemas vieram à tona desde então. A principal mão a segurar as cordas se revelou como a Odebrecht. E não é que no fim das contas eu tinha mesmo alguma razão? Me pergunto o que esses caras que afirmaram com tanta certeza que eu estava vivendo um mundo de fantasias e que não sabia do que estava falando diriam.


Na verdade, eu até imagino (sei) algumas coisas que seriam ditas: 1 - mas isso nós já sabíamos! Todo mundo com um pouco de conhecimento de política sempre soube que sempre foi assim; 2 - o foco das críticas é que você afirmava que a Operação Lava Jato, assim como toda política brasileira era uma obra de ficção. Sobre o item 1 nem vale a pena comentar, já sobre o 2, tenho ressalvas. Pode ser que eu esteja muito errado e que a OLJ seja totalmente séria. Eu duvido, no entanto. Como disse lá no texto, é preciso fazer concessões, dar um passo atrás para dar dois a frente depois. Dessa forma, acredito (ainda) que a mega operação também seja jogo de cena pra que pensemos que estamos sendo livrados da corrupção no jogo político. Acho apenas que é um momento de baixas necessárias, ascensão de novos nomes e rostos heroicos e sumiço de outros velhos que já estão desgastados ou que já não interessam mais.


Continuo com minha opinião assim como também continuo torcendo pra estar totalmente errado e que tudo que está acontecendo nesse quesito de investigações, apreensões e retirada de cargos políticos de todos corruptos sejam realidade e que possamos viver em país sério.


Pra encerrar, embedarei aqui um vídeo do programa do Gregório Duvivier na HBO em que ele fala da participação da Odebrecht na política brasileira. Na verdade o vídeo é maior, vou colocar pra rolar a partir do trecho que tem mais a ver com o que disse aqui, mas recomendo que seja assistido por inteiro. E que venham os meus críticos afirmando que quem usa um socialista de iphone como o Gregório como base pra qualquer coisa não pode ser levado a sério. Sobre isso, volto a frisar: veja o tom dos meus textos bem como o dele no vídeo. Aí está a questão.


Não por coincidência, na época do texto original havia sido lançada há pouco tempo a 4ª temporada da série da Netflix e agora, estamos às margens da chegada da 5ª temporada. Vamos acompanhar e ver no que mais a série vai encontrar com a realidade brasileira.

bottom of page